O que não é User Experience?

Hoje em uma conversa com alguns amigos, saiu o assunto sobre User Experience e me lembrei deste artigo que eu hávia escrito em meu blog em 2010, e resolvi ativa-lo novamente.

User Experience não é sinônimo de:

  • Web Design
  • Graphic Design
  • User-centered-design (Design centrado no usuário)
  • User Interface (UI) (Design de Interface)
  • Information Architeture (AI) arquitetura da informação
  • Interaction Design (Design de interação)

E uma porção de outras definições. Nos temos o habito de utilizar algumas palavras em Inglês inventando sinônimos em Português, então para entender o que é User Experience, precisamos primeiro parar de inventar traduções.

Experiência do Usuário - User Experience não é a habilidade/ experência do usuário em interagir ou manipular uma interface ou website.

User Experience não é o trabalho realizado pelo web design no posicionamento daquele botão de compra.

User Experience não é realizar uma alteração de layout solicitada pelo cliente, embora relevante não é assim que funciona.

User Experience não é melhorar a performance do front-end. Isso é obrigação.

Bom, acho que já deu para ter uma ideia do que não é User Experience, certo?

O que é User Experience?

Ao mesmo tempo que não é nada do que foi citado acima, é tudo isso e mais um pouco. Exatamente isso, tudo isso esta relacionado com o profissional de User Experience.

Este artigo do Jesse James Garret : Elements of User Experience, de 2010, nos mostra uma analogia entre todas estas nomenclaturas.

Ou seja o trabalho deste profissional começa muito antes da concepção da arte ou estrutura de navagação da aplicação ou website. Onde as analises são feitas baseadas em testes de usabilidade, desejos e objetivos do projeto.

Usabilidade é um termo usado para definir a facilidade com que as pessoas podem empregar uma ferramenta ou objeto a fim de realizar uma tarefa específica.

Mas como podemos identificar a necessidade de um profissional deste em nosso time, empresa ou produto?

Simples, hoje 2013, não existe um projeto de pequena, média ou grande escala que não tenha um profissional deste em seu time. Quando digo escala PMG quer dizer que 95% das agencias fora do Brazil, tem um User Experience freelancer ou fixo em sua equipe.

Isso é real, e em breve vai se tornar realidade por aqui também.

Melhorando a definição de User Experience.

User Experience é incorporar o resultado dos testes e o feedback dos usuarios na evolução do design da experiência do usuário, não no design propriamente dito, é evoluir juntamente com o publico alvo da aplicação ou ferramenta, consolidar estas informações e analises e ai sim iniciar o processo de design.

Isso tudo geralmente é feito em equipe, apesar de parecer um processo lento, é muito dinâmico e pode ser feito de 2 a 3 semanas, chamado tambem de LEAN UX (Em outro post falo mais sobre isso).

Vale lembrar também que um design intuitivo não é prever o futuro e descobrir onde é que o botão de comprar vai ajudar o seu usuário. As pesquisas e testes são a base de qualquer processo de User Experience.

Um bom recurso para ajudar é o what users do, e também o loop 11, este segundo não é muito barato mas permite realizar testes remotos.

Mais posts sobre o assunto em breve!

comments powered by Disqus